A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia do Dublador



Hoje é um dia muito especial, pois se comemora uma profissão que tenho um profundo respeito: O dublador. Ele que é muitas vezes criticado e nem sempre tem seu valor reconhecido... comigo isso não acontece.

Lembro que a 1ª vez que me interessei sobre o assunto foi na época em que passava Muppet Babies no SBT. Não me lembro o motivo, mas talvez seja porque alguns personagens tinha vozes semelhantes de outras atrações e eu sempre ouvia querendo saber de onde tinha ouvido antes... brincadeira muita divertida que fazia.

A dublagem no Brasil tem muitos admiradores assim que nem eu, chegando a ser considerada a melhor do mundo. Infelizmente esta afirmação não é unânime, pois perdi a conta de ver as pessoas virar a cara ou mesmo falar mal, toda vez que dizia que gostava de ver filmes dublados. Exemplo disso é uma amiga minha que só gosta de ver séries a filmes
legendados, usando como desculpa aquela velha história de que só vale mesmo o original. Isso para mim não tem outro significado a não ser que se trata apenas de preconceito.

Mas de uns tempos pra cá, a dublagem começou a ser reconhecida a sua importância, graças a fama da série mexicana Chaves e principalmente com a invasão de animações japonesas nos anos 90, em especial Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), principal trabalho do Masami Kurumada. Agora ficou mais fácil conhecer esses "anônimos" famosos de tanto material que se encontra disponível na web.


Pena que atualmente, 2 dos grandes estúdios de dublagem fecharam as suas portas: Herbert Richards (Rio de Janeiro) e Álamo (São Paulo). Entretanto, os trabalhos feitos nessas casas ficaram para sempre na memória dos amantes da dublagem... principalmente das grandes lendas que já partiram deste mundo.


Isso foi apenas uma pequena homenagem para esses grandes artistas nessa data especial. E aproveitando o momento, vou criar uma nova paranóia aqui no blog: Dublagem. Nela falarei de vários assuntos relacionados, dubladores entre outras coisas... aguardem por novas postagens!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!